segunda-feira, 26 de abril de 2010

A epopéia do futebol (Carlos Alberto de Pinho Junior)

Os portões se abrem , uma satisfação inexplicável toma os corações daquelas pessoas de forma avassaladora . Ponte ao céu , trampolim para o inferno .

Os espectadores se acomodam . O coliseu tem carne até as vigas. O centro das atenções é um pedaço de grama cercado de sonhos , desilusões , alegrias e tristezas por todos os lados . O que há de mais doce e de mais odioso . As delícias e delírios de milhares de almas mundanas estão nos pés , na cabeça de um daqueles que , como num épico de Homero , sairá altivo , vigoroso , no entanto , fatigado , no limite da estafa , após tão selvagem batalha.

Os olhares submissos fitados no altar . Adorado , porém , imaculado , inalcançável a nós , simples mortais , que almejamos em noventa minutos uma fuga para nossas aflições .

Os minutos , violando as regras de Chronus , por vezes , são angustiantes tal qual uma eternidade . Contudo , também podem ser pacificadores como a morte e extasiantes como a paixão .

Mediar o desafio , cabe ao deus das decisões . O juiz . Dono da verdade errada e da mentira certa . Detentor do tempo . Pode se apossar do destino . É bondoso e sádico , uma dualidade típica das divindades .

O objeto de desejo é colocado entre argonautas e marujos . É chegado o momento em que o silêncio ensurdecedor dará lugar ao brado incessante .

Um braço se estende , o apito soa . E todos correm em busca de uma meta , de uma bola , numa rede .

Que vença o espetáculo !

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!! Esse é meu amigo Pinho!! O sábio das palavras!

    ResponderExcluir
  2. "O juiz . Dono da verdade errada e da mentira certa" só podia vir de um vascaínos! huahuhau ficou muito bom ^-^

    ResponderExcluir